quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O que é e do que é composto um computador

Tecnologia

  Introdução: O que é e do que é composto um computador


Bom primeiramente um computador é uma maquina composta por diversos componentes e periféricos, a função dele é servir como uma plataforma de trabalho, lazer, entretenimento, acessibilidade, facilidade dentre outras características, todo computador é composto por alguns componentes básicos que fazem com que ele faça algo de útil, mas nem tudo tudo é perfeito para o computador atual ser o que ele é hoje em dia, a informatica passou por diversas revoluções, uma delas foi a passagem dos computadores analógicos para os computadores digitais que, predominam até os dias atuais.
Para efeito de curiosidade deixarei aqui uma breve história dos PCs que são os micro-computadores mais populares atuais.

Pentium Pro

Primeiramente o primeiro PC foi desenvolvido pela IBM em 1981, usando um chip (Processador) desenvolvido pela Intel Corporation, esse processador chamava-se I8086, esse processador era um chip de 16 bits mais trabalhava externamente a 8, esse PC rudimentar e simples era um micro-computador que usava placa mãe com barramento do tipo ISA, esse barramento também operava a 8 bits. Em 1982 foi desenvolvido o Chip 286 que foi sucedido pelo 386 feito em 1985, o 386 foi o primeiro micro-processador que usa os mesmos circuitos e instruções básicos que com atualizações é usado até os dias atuais. Logo após veio o 486, e mais tarde entramos na Era do Pentium que representa a quinta geração de processadores construído em 1993, essa arquitetura sofreu uma alteração em sua nomenclatura de números para nome porque, números não podiam ser registrados então a plataforma recebeu esse nome.
Intel Pentium em representação
O nome Pentium surgiu em representação a quinta geração da família (presumivelmente pelo fato da raiz grega "pent-" significar "cinco"). Logo após veio o Pentium MMX que deu um ultimo folego a plataforma. Logo após em 1997 a Intel lançou o Pentium II, e em 1999 foi lançado o Pentium III seguido pelo Pentium 4 que era uma arquitetura totalmente nova e que era capaz de Operar a frequências mais altas, enquanto o Pentium III ficou estacionado nos 1GHz o Pentium 4 alcançou rapidamente os 2GHz, uma curiosidade sobre essa nova Arquitetura é que ela foi um fracasso para a Intel fazendo com que sua principal concorrente a AMD tomasse a dianteira com processadores mais eficientes como o Athlon XP.

Para não ficar muito na História vou falar sobre os demais componentes. 
Todo computador é formado por:
Processador
Memória
Placa mãe
HD
Placa de Vídeo
Periféricos de entrada e Saída.
Fonte de alimentação
E para que ele faça algo de útil é necessário um Sistema Operacional que controla tando o Hardware (Componentes e periféricos) quanto os Softwares (Programas).


Ao longo das matérias falarei detalhadamente sobre os componentes, periféricos e softwares do mercado dando um ponto de vista e uma visão sobre os mesmos.

 Se você gostou deixe seu comentário ou de um +1 para ajudar na divulgação do blog, fazendo isso  você estará me ajudando a continuar com o Blog.
 Por: Eliézer Pereira Campos
 Fontes: Hardware: O guia definitivo, Wikipédia, Editora EP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário