domingo, 18 de janeiro de 2015

Athlon Palomino

       O Athlon Palomino representa a 4 geração da família Athlon, feito em uma técnica de 0.18
AMD Athlon XP Palomino
Cortesia Wikipédia :)
     mícron (180 nm). E utilizava um filamento de cobre no lugar do alumínio que seu antecessor  Athlon Tunderbird esse sistema, isso permitiu o consumo de 20% menor que seu antecessor. E tornou-se compatível com as instruções SSE feita pela Intel e Batizado como "3D Now", isso permitiu que o processador chegasse ao mercado com todas as otimizações e com um nível de mais eficiência alto por conta do mesmo.
Com isso foram feitos outros aperfeiçoamentos como no Data Prefetch que utilizava o tempo ocioso da banda do barramento para ir adiantando o trabalho, era um sistema eficiente que, pesquisava uma tabela contendo o histórico de dados e instruções já processados para equiparar e processar as próximas remessas com um nível de exatidão elevado, Claro que nem tudo é perfeito e se, esse sistema não
acertasse alguns ciclo de Clock seriam perdidos para limpar e refazer o processamento novamente.
Outro melhoramento foi na TLB que é uma pequena parte da memória que armazena os endereços dos dados que auxiliam o processador quando ele precisa refazer um processamento de algo feito anteriormente, tudo isso caso esses endereços não estejam nos caches do processador.
Athlon MP
O Palomino permitiu o desenvolvimento do multi processamento dando origem ao Athlon MP, e da primeiras versões dos Dual cores da AMD (como o Tyan e Tiger MPX), esses processadores poderiam ser usados em Dual soquetes que logicamente seriam usados em servidores onde, grandes dados seriam processados, algumas pessoas podem ter a ideia usar essa tecnologia para games, mas não terão benefícios visíveis, pois os processadores multi soquetes são feitos para processamento em remessa e em grande quantidade e não lidão bem com coisas em tempo Real como games por exemplo.
Foram lançados algumas versões adiante como o "Mobile Athlon 4", que utilizava um sistema de gerenciamento de energia chamado de PowerNow.
 Os Athlons destinados a PCs domésticos irião ser chamados de Athlon 4 mas foram batizados de Athlon XP (Extreme Performace), alguns dizem que o XP foi uma jogada de marketing da AMD que usou esse nome para tentar mostrar o potencial do processador comparado com o Windows XP (Sistema Operacional desenvolvido pela Microsoft Corporation.  

Por: Eliézer Pereira Campos
Duvidas? (Mande-me pelo Email: eliseventin@hotmail.com)
Compartilhe com seus amigos e clique em +1.
Até o próximo Post 

Nenhum comentário:

Postar um comentário